A Paróquia de São Mamede inclui a Igreja Paroquial de São Mamede, a Capela do Rato e a Capela de Nossa Senhora de Monserrate

A PARÓQUIA DE SÃO MAMEDE

O PÁROCO

O Pe. Ismael Teixeira tomou posse como pároco no dia 10/09/2017.

Nasceu em 28/10/1974, em Canaveses, no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.

Licenciou-se em Teologia na Universidade Católica de Braga.

Foi ordenado sacerdote a 05/08/2001.

HISTÓRIA

A antiga paróquia de São Mamede, criada numa data entre 1220 e 1312, teve o seu primeiro templo no sopé do Castelo, o qual foi totalmente destruído pelo terramoto de 1755. A paróquia passou então para São Cristóvão e, em 1761, para a Ermida de São Patrício a par de São Crispim. Foi transferida de novo, por carta régia de 1769, para a Ermida de Nossa Senhora da Mãe de Deus e dos Homens, a Vale Pereiro, que passou a ser a sede paroquial e, que Vieira da Silva localizou no espaço da Rua Rodrigo da Fonseca onde é cortada pelas Ruas Braamcamp e Alexandre Herculano.

Finalmente, a igreja de São Mamede começou a ser construída em 1782, em terrenos cedidos pelo Colégio dos Nobres, embora a obra tenha sofrido vários contratempos. Em 1840 estava em ruínas o que se tinha erguido, e aquando da inauguração, em 18 de agosto de 1861, estava ainda por acabar. Em 1921 ardeu completamente e foi reerguida por subscrição pública, tendo sido inaugurada a 10 de Fevereiro de 1924, com a traça que hoje lhe conhecemos. A paróquia inclui também a Capela do Rato e a Capela de Nossa Senhora de Monserrate.

de: https://toponimialisboa.wordpress.com

SÃO MAMEDE

São Mamede, ou Mamede de Cesareia, é um santo venerado tanto pela Igreja Católica como pela Ortodoxa. Nasceu no séc. III, na cidade de Cesareia, que hoje tem o nome de Kayseri, na Turquia, que na altura estava sobe o poder do Imperador Romano Aureliano.

montanha perto de Cesaria, e assim o santo começou a sua jornada.